terça-feira, 23 de janeiro de 2007

ETAR

A ETAR é por definição uma Estação de Tratamento de Águas Residuais que trata águas residuais, que podem ter origem doméstica ou industrial. Depois de tratadas, as águas podem ser lançadas para os recursos hídricos com níveis de poluição aceitáveis sem que se corra o risco de prejudicar o ecossistema destes recursos.

Para que o tratamento das águas seja eficiente, estas terão de passar por diversos processos, nos quais lhes vão ser alteradas as características que as tornariam prejudiciais. Esses processos dividem-se em pré-tratamento, tratamento primário e tratamento secundário.
Pré-tratamanto

As águas residuais entram na estação através de colectores, passam por uma rede onde os materiais de maiores dimensões são enviados para os aterros sanitários. A água passa depois por processos durante os quais são retiradas as areias, os óleos e as gorduras (em pré-decantadores).

Tratamento primário

Nesta fase de tratamento as águas ainda contêm componentes poluidores. A matéria poluidora e separada da agua através de um processo de sedimentação, nos decantadores primários. Para facilitar este processo são adicionados agentes químicos que induzem a junção das partículas mais pequenas.

Tratamento secundário

Nesta fase, microrganismos ingerem a matéria orgânica coloidal nos reactores biológicos. Os reactores têm de ser constantemente arejados, já que estes microrganismos obtêm energia através da respiração aeróbia (em presença de oxigénio). No final deste processo as águas possuem uma grande quantidade de seres microscópicos, que são posteriormente sujeitos a um processo de sedimentação, nos decantadores secundários.

Tratamento final


O objectivo desta fase do tratamento é desinfectar o que restou depois das três fases anteriores. As águas são assim sujeitas a um processo de cloração, ou seja, é-lhes adicionado cloro de forma a eliminar os agentes patogénicos que possam conter. São-lhes retirados os nutrientes para que se possa evitara proliferação de organismos nas águas resultantes.


Alguns dos microrganismos hoje em dia utilizados no tratamento secundário, são sintetizados em laboratórios, onde são realçadas as características mais favoráveis à realização da tarefa que desempenham (tratam-se de organismos geneticamente modificados). Contribuem para a preservação do meio ambiente já que convertem o material orgânico em combustíveis como o hidrogénio e o metano, produzindo assim energia limpa.

"ETAR" by GrupoÁgua.

Sem comentários: