terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Saída de campo
















No dia 30 de Janeiro de 2007, no âmbito da disciplina de área de projecto da turma 12ºB, realizamos uma saida de campo para recolha de amostras de água do rio pontido que passa no centro da vila da Póvoa de Lanhoso. Fizemos várias recolhas de água ao longo do rio, em locais a montante da vila e constatamos que enquanto recolhiamos amostras de água numa zona a montante onde se encontrava um tractor, a tonalidade desta se alterou substancialmente. Iremos averiguar se existe relação entre a passagem do tractor e a mudança de tonalidade.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Costa da Caparica



"Na Costa da Caparica, os trabalhos de reforço das dunas na praia de São João conseguiram evitar a destruição de mais um bar. À volta do estabelecimento, que estava em risco, construiu-se uma muralha de areia."

Comentário:

- A solução adoptada para esta situação não foi a mais adequada já que enquanto os responsáveis do INAG tentavam, em vão, pôr cobro ao problema, carregando milhares de metros cúbicos de areia para o local e aí os despejavam, o mar ganhou terreno e mostrou que Homen nada pode fazer contra a sua força.


terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Poluição da água


O Homem utiliza a água para satisfazer as suas necessidades domésticas, agrícolas e industrias e como meio de transporte e destinos dos seus resíduos. Se a quantidade de resíduos for pequena, estes decompõe-se pela acção de microrganismos. Quando a quantidade é excessiva, conduz a uma degradação dos recursos hídricos.

A poluição dos recursos hídricos pode ter origem no campo, na sua dupla vertente: a pecuária e a agricultura.

Também as cidades são responsáveis por uma parte bastante significativa da poluição. É nelas que têm origem as cloacas, rios putrefactos que arrastam ao longo do seu leito resíduos sólidos.

A mais perigosa e maior fonte de poluição é a industria, devido ao lançamento dos seus subprodutos para os recursos hídricos.



Principais subprodutos lançados nas bacias fluviais

Campo:
- Sais;
- Adubos;
- Pesticidas;
- Esterco;
- Urina;

Cidade:
- Excrementos;
- Lixos;
- Produtos de limpeza;
- Sabões;
- DetergentesPapeis;

Industria:
- Arsénico;
- Cianetos;
- Cromo;
- Chumbo;
- Mercúrio;
- Resíduos orgânicosDetergentes.

ETAR

A ETAR é por definição uma Estação de Tratamento de Águas Residuais que trata águas residuais, que podem ter origem doméstica ou industrial. Depois de tratadas, as águas podem ser lançadas para os recursos hídricos com níveis de poluição aceitáveis sem que se corra o risco de prejudicar o ecossistema destes recursos.

Para que o tratamento das águas seja eficiente, estas terão de passar por diversos processos, nos quais lhes vão ser alteradas as características que as tornariam prejudiciais. Esses processos dividem-se em pré-tratamento, tratamento primário e tratamento secundário.
Pré-tratamanto

As águas residuais entram na estação através de colectores, passam por uma rede onde os materiais de maiores dimensões são enviados para os aterros sanitários. A água passa depois por processos durante os quais são retiradas as areias, os óleos e as gorduras (em pré-decantadores).

Tratamento primário

Nesta fase de tratamento as águas ainda contêm componentes poluidores. A matéria poluidora e separada da agua através de um processo de sedimentação, nos decantadores primários. Para facilitar este processo são adicionados agentes químicos que induzem a junção das partículas mais pequenas.

Tratamento secundário

Nesta fase, microrganismos ingerem a matéria orgânica coloidal nos reactores biológicos. Os reactores têm de ser constantemente arejados, já que estes microrganismos obtêm energia através da respiração aeróbia (em presença de oxigénio). No final deste processo as águas possuem uma grande quantidade de seres microscópicos, que são posteriormente sujeitos a um processo de sedimentação, nos decantadores secundários.

Tratamento final


O objectivo desta fase do tratamento é desinfectar o que restou depois das três fases anteriores. As águas são assim sujeitas a um processo de cloração, ou seja, é-lhes adicionado cloro de forma a eliminar os agentes patogénicos que possam conter. São-lhes retirados os nutrientes para que se possa evitara proliferação de organismos nas águas resultantes.


Alguns dos microrganismos hoje em dia utilizados no tratamento secundário, são sintetizados em laboratórios, onde são realçadas as características mais favoráveis à realização da tarefa que desempenham (tratam-se de organismos geneticamente modificados). Contribuem para a preservação do meio ambiente já que convertem o material orgânico em combustíveis como o hidrogénio e o metano, produzindo assim energia limpa.

"ETAR" by GrupoÁgua.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Poluição em Leiria

Comissão de Ambiente denuncia mais uma descarga em Leiria.


"José Carlos Faria (porta-voz da Comissão de Ambiente) responsabiliza os suinicultores locais pelas várias descargas feitas para a Ribeira dos Milagres, explicou também que a poluição começou a ser notada pelas 22:00 de quarta-feira devido à cor escura da água e ao cheiro intenso a efluente suinícola."

O porta-voz desta Comissão explicou ainda que esta situação se prolonga há mais de 30 anos e que nunca nada foi feito para a resolver.

Governo e suas políticas ambientais criticadas:


Fonte

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Projecto

A criação deste Blog tem como objectivo a apresentação dos resultados do trabalho que estamos a realizar, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Neste trabalho vamos também tentar sensibilizar e alertar a comunidade para os danos que o Homem causa ao tentar tirar o maior proveito dos recursos que tem á sua disposição, debruçando-nos sobres os problemas causados ao nível dos recursos hídricos.